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Sobre

Amazon Hydro Transport (Transporte Hidroviário da Amazônia) é o primeiro simulador de embarcações regionais da Amazônia. O simulador pode conduzir você pelos rios da Amazônia, visitando as cidades e transportando mercadorias e passageiros entre cidades do interior.

Nome: Amazon Hydro Transport
Desenvolvedor: Kevin Almeida
Plataformas: Windows, Linux e Android
Lançamento: Setembro de 2019
País de Origem: Brasil (AM)
Gênero: Simulação de Navegação

DESCRIÇÃO

Amazon Hydro Transport é um jogo de simulação de barcos da região amazônica. O objetivo do jogo é transportar passageiros e cargas ao longo dos rios da Amazônia, levando-os aos diversos pontos da região. Conta com vários tipos de embarcações, onde é possível fazer customização, modificar a propulsão, escolher o trajeto, escolher o horário e muito mais!Neste simulador de barco da Amazônia, você pode personalizar e escolher o motor e outros itens para sua embarcação. Cada embarcação suporta um número máximo para o motor e um número máximo para passageiros. As viagens são feitas por meio de linhas, onde há escaladas em várias cidades, vilas e localidades da região amazônica. Nos portos haverá cargas e passageiros para o jogador poder transportar até um determinado destino. Cada viagem é paga dependendo da distância. 


*O jogo Amazon Hydro Transport conta com vários tipos de embarcações para o jogador utilizar durante o jogo, todas elas são inspiradas no aspectos regionais. Cada tipo possui um peso, capacidade e porte de acordo com o tamanho, que é calculado pelo próprio sistema do jogo, assim como os portos específicos para realizar a atracação. Essas embarcações são lanchas, ajatos, barcos regionais, navios, ferry-boats, empurradores, pesqueiros, barcos tanques, balsas, boiadeiras, navios gaiolas e embarcações mais antigas.

*O jogador poderá escolher a rota que fará, podendo alterar os portos de embarque e desembarque, os municípios (como Manaus, Careiro da Várzea, Itacoatiara e Parintins) e horário de partida dos portos. Assim o jogador poderá ter liberdade total para criar suas rotas. Cada localidade é montada conforme a realidade, obedecendo a localização exata de cidades, comunidades e vilas. Assim, o jogador tem total liberdade para montar sua rota e fazer o trajeto que desejar.

*O jogador poderá customizar a sua embarcação, alterando todas as cores do casco, o forro, as vidraças da embarcação, cores da portaló, cores de poltronas (em lanchas, ajatos e expressos), troca de motores, troca de redutores, troca do hélice, ajuste do nome da embarcação, ajuste do porto de registro, ajuste da buzina, cores do letreiro com gradiente, cor da iluminação interna, cores das defensas (pneus) e compra de acessórios (caixas d'água, ar condicionado, salva vidas, bote na popa, tenda, rampas, grade na proa, televisores e telões).

Este projeto tem como um de seus objetivos, homenagear todas as pessoas e embarcações que fizeram e fazem parte da navegação na Amazônia! 

JOGABILIDADE

No início do jogo, o jogador deverá escolher a embarcação que deseja iniciar, e realizar a compra usando o dinheiro fictício do próprio jogo. Nesta etapa o jogador escolherá um nome para a embarcação (é  possível mudar depois) e o porto de registro. Em seguida, poderá customizar a sua embarcação, como ajuste de pintura, troca de motor, troca de caixa redutora, nome, acessórios e cores de luzes internas. O jogo apresenta atualmente uma cidade já disponível com 22 trajetos.

Quando o jogo começa, o jogador inicia como um comandante de embarcação (trabalhando em sua própria embarcação), tendo que pagar as despesas com combustível. À medida que o jogador ganhar dinheiro, poderá comprar outras embarcações e aumentar sua frota, criando sua própria companhia de navegação.

Após este processo, o jogador poderá escolher a cidade onde irá realizar uma viagem bem como o trajeto de sua preferência. A cada passageiro ou carga que é embarcada ou desembarcada, o jogador ganha um valor em dinheiro referente a passagem (calculado com base na distância do porto destino final quando embarcada ou do porto de origem quando desembarcada) e pontos de experiência, onde o jogador subirá de nível ganha prêmios em dinheiro e diamantes.

MECÂNICAS

No painel do jogador, é exibido o timão que controla o leme que por sua vez controla a direção, as manetes referentes ao motor e redutor, o painel de relógios onde é exibidos o valor do RPM e velocidade e dispositivo onde é exibido um mapa dos rio limitado na posição do jogador. Há diversas câmeras de diferentes posições da embarcação: visão do comandante, visão da popa, visão interna de bombordo (bordo à esquerda), visão interna de boreste  (bordo à direita), visão da popa, visão da proa e visão externa; ambas as câmeras com visão em 360 graus, sendo a externa com visão "orbital".

CONTROLE 

Android

No Android, o controle é feito através de botões na tela ou elementos de simulação. O jogador pode modificar a forma de controle: botões para aceleração e direção, botões para aceleração e volante para direção, manete de aceleração e volante de direção. Na interface do jogador, do lado esquerdo, é mostrado o horário (interno do jogo) em que o jogador está jogando, a velocidade em nós da embarcação, a quantidade de combustível em litros disponível no tanque, a potência aplicada e a quantidade de cargas ou passageiros embarcados. No lado direito, é mostrado na ordem, o botão para pausar o jogo, botão para troca de câmeras, botão para abrir o mini mapa dinâmico, botão para captura de tela e quando estiver na câmera externa, na parte inferior, estará centralizado uma barra para controle da distância da câmera e embarcação. 

Windows

Em computadores (PCs), o controle é feito através dos botões do teclado. O jogador pode modificar o modo de controle da mesma forma que no Android. O jogador poderá utilizar: o botão W para acelerar o motor, o botão S para desacelerar o motor, D para o giro do leme no sentido horário, A para o giro do leme no sentido anti-horário, C para realizar a troca de câmeras, B para tocar a buzina, M para ligar ou desligar o motor, P para abrir ou fechar as portalós, L para ligar ou desligar a iluminação da embarcação, H para ligar ou desligar o farol (conhecido popularmente como holofote), G para ativar ou desativar o mini mapa, K para criar uma captura de tela (Screenshot) e salvar na pasta "Imagens" do computador e X para pausar e despausar o jogo. Como no Android, o jogador também pode preferir usar os botões da tela. Na interface do jogador, do lado esquerdo, é mostrado o horário (interno do jogo) em que o jogador está jogando, a velocidade em nós da embarcação, a quantidade de combustível em litros disponível no tanque, a potência aplicada e a quantidade de cargas ou passageiros embarcados. No lado direito, é mostrado na ordem, o botão para pausar o jogo, botão para troca de câmeras, botão para abrir o mini mapa dinâmico, botão para captura de tela e quando estiver na câmera externa, na parte inferior, estará centralizado uma barra para controle da distância da câmera e embarcação.  

DESENVOLVIMENTO

O projeto foi idealizado iniciamente em meados de 2018, com o jogo "Lancha Motorizada", jogo 2D desenvolvido utilizando a ferramenta Construct 2. Neste primeiro projeto, que se passava pelo município de Careiro da Várzea, onde o jogador pegava os passageiros e competia com outras lanchas baseadas nas que viajam no município em 2018. O jogador poderia ajustar a potencia do motor, trocar o motor e comprar outras lanchas. Conforme o tempo passou, percebeu-se a necessidade de transformar este jogo em um projeto em três dimensões, nascendo assim o "Lancha Motorizada 3D". A partir desse projeto de jogo, agora utiliza-se a ferramente Unity como motor gráfico, Blender como o software de modelagem e VS como Interface de Desenvolvimento Integrado (IDE) para toda a programação envolvendo a linguagem C#. Conforme o jogo se desenvolvia, os jogadores começaram a criar a demanda para adição de barcos regionais, o que foi atendido, nascendo assim o jogo "Amazon Hydro Transport" tendo sua primeira versão lançada por volta de Setembro do ano de 2019. 

O desenvolvedor do jogo, Kevin Alexander Almeida possui 21 anos (2025) e é graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Trabçha sozinho no projeto desde a sua concepção, porém recebeu apoio de diversas pessoas em todas sua trajetória, dentre elas: Felipe Matos, Marlon Rodrigues, Enf. Paulo Machado, Kelvin Paulain, Gabriel Araújo, Railton Rodrigues e muitos outros.

IMPORTÂNCIA CULTURAL

Uma das missões deste projeto é resgatar grandes lendas da navegação amazônica, com enfâse a barcos antigos e lendários. O jogo tenta buscar manter a originalidade dos detalhes e acabemento de tais embarcações com intuito de manter a chama viva da construção da navegação amazônica. Não apenas no sentido comercial mas também no sentido cultural. Além disso, o projeto ainda busca trazer e divulgar os principais eventos da região, com o destaque ao Festival Folclórico de Parintins.